Salvar documentos, fotos e todos os tipos de arquivos na nuvem ajudou muito os usuários se manterem organizados e com acesso fácil aos seus documentos, já que os pen-drives eram facilmente esquecidos em locais arriscados, sem criptografia ou senhas. Porém, mesmo com toda tecnologia e praticidade, o armazenamento em nuvem também tem seus problemas. Alguns são ainda uma novidade para os desenvolvedores, e é necessária uma estratégia muito clara e uma comunicação transparente para manter todos seguros em um ambiente virtual.
De acordo com um estudo realizado no final de 2019 pela CSA (Cloud Security Alliance), foram descritas as principais ameaças envolvendo serviços em nuvem. Trouxemos esse texto ao blog para um alerta e também para conhecimento dos demais se protegerem em todos os acessos virtuais, além de inserir senhas fortes e demais medidas em suas contas.
Violação de Dados
Como muitos sabem, os dados hoje valem mais do que dinheiro, e todos os hackers estão em busca deles para roubos bancários, ameaças de exposição, entre outros documentos que possuem um alto valor para o usuário. Segundo o estudo, a armazenagem em nuvem é a que mais sofre esse tipo de ataque, e embora exista a criptografia, o uso correto pelos indivíduos torna o acesso muito mais difícil, sendo essencial para o contexto geral da segurança.
Falta de configuração ou controle de mudança incorreto
Não somente o extravio de dados deve ser estudado e analisado, como evitar que o pior ocorra. Como não existe um manual ou uma regra explicando como configurar os serviços em nuvem, muitos usuários deixam seus documentos, arquivos, fotos, e até mesmo senhas expostas em toda web confiando no mínimo que a empresa oferece de maneira automática. Por isso, é essencial estudar sobre o que se adquire, principalmente se selecionar uma empresa particular. Se necessário contrate uma agência de segurança para atuar nas modificações essenciais para proteção.
Falta de estratégia e análise sobre o serviço em nuvem
Muitos usuários simplesmente transferem seus arquivos e não acessam mais, ou não tomam medidas de segurança, assim como fazemos em nossos computadores. Passar um antivírus pelo sistema periodicamente é necessário, com o serviço em nuvem não seria diferente. Então, analisar, se proteger dentro da rotina é essencial para evitar que o pior aconteça, e caso ele aconteça, tomar providências o mais rápido e não muito tempo depois por descuido.
Identidade, credencial, acesso e gerenciamento de chaves insuficientes
Principalmente em acessos de empresas, muitas vezes as medidas de segurança não são suficientes. Algumas vezes o usuário somente por utilizar um wi-fi, ou um computador, já consegue acesso total ao armazenamento. É necessário intensificar as etapas de login, para evitar que hackers ao entrarem em sistemas computacionais, não acessem o armazenamento em nuvem, já que a ideia é manter dados importantes nele e mitigar as vulnerabilidades. Com um acesso irresponsável, a principal função se torna na verdade um problema.
Phishing
Assim como em mídias sociais, e-mails, SMS em celular, o phishing também está presente no armazenamento em nuvem. É uma técnica muito utilizada, seja enviando um e-mail solicitando uma mudança de senha do aplicativo, verificação de algum dado, ou até mesmo um acesso ao computador e com isso, entradas em arquivos com senhas ou acesso liberado ao armazenamento em nuvem, o phishing é muito conhecido e atrativo aos cibercriminosos devido a facilidade que ainda encontram em executar a função.
Ameaças de usuários
Um usuário não precisa ser necessariamente um hacker ou um invasor, um colaborador sem o devido treinamento pode trazer diversos problemas a companhia devido a sua falta de proteção, liberando acessos a arquivos importantes sem saber. Ex-funcionários quando não retirados do root da companhia, ou se sua conta não for excluída também podem trazer desafios. Segundo uma pesquisa feita em 2018, quase 65% dos danos foram causados por pessoas sem o devido conhecimento e treinamento para utilização do armazenamento em nuvem. Educar os funcionários é um serviço contínuo, faça também auditorias regulares.
Utilização de aplicativos não sancionados pela empresa
Deixar que os funcionários utilizem qualquer plataforma para armazenar os documentos, é uma dor de cabeça desnecessária. Para que todos os documentos estejam protegidos, com acesso de todos da companhia somente, uma única plataforma deve ser utilizada, e ela deve estar de acordo com as regulamentações da empresa contratante. Após o processo jurídico, se necessário, oferecer um treinamento para que todos a utilizem, afim de evitar vulnerabilidades externas.
Abuso e utilização indevida do serviço em nuvem
Como todos podem ter acesso ao armazenamento em nuvem, muitos hackers utilizam de empresas legítimas e seus serviços, para alcançar usuários comuns e seus arquivos. Para isso, é necessário que as empresas liberem um meio de denunciar essas pessoas, resolver os problemas o mais rápido, e exigir maneiras seguras de comprovar a identidade do usuário como verificação de duas etapas, pedir um telefone e um e-mail com verificação, entre outras.
Não esqueça de nos escrever sobre as principais dificuldades encontradas no armazenamento em nuvem e se necessário, entre em contato com um de nossos consultores e conheça nossos serviços de segurança.