Uma dica que vale para todas as ações online é: se está muito barato ou muito fácil, desconfie. Por conta da curiosidade e até mesmo falta de conhecimento sobre segurança cibernética, alguns usuários caíram em golpes envolvendo um malware dentro de anúncios no Facebook.
O malware, conhecido como SilentFade era acessado através das propagandas e depois enviava tokens muito similares ao de segurança da rede social, fazendo com os que usuários permitissem um livre acesso aos invasores sem se dar conta de que se tratava de um roubo de informações e dinheiro. Essa não é a primeira vez que o ataque ocorre, na verdade, esse tipo de situação já acontece desde 2018.
Anúncios prometendo uma perda de peso com remédios, dietas milagrosas, conteúdo adulto e produtos como roupas e sapatos de marcas famosas abaixo do preço eram maliciosos e após a permissão feita pelo usuário da rede para saber mais sobre, as contas do PayPal e cartões de crédito cadastradas no Facebook Pay foram roubadas e em alguns casos, zeradas. A plataforma de Mark Zuckerberg reembolsou as vítimas e tomou todas as medidas de proteção, fazendo com que a frequência de ataques diminuísse drasticamente.
Sabemos que o marketing digital se tornou essencial para sobrevivência de empresas, principalmente para marcas e produtos que dependem exclusivamente do e-commerce. Como não existem leis rigorosas acerca desses anúncios, hackers se aproveitam dessa estratégia e colocam malwares em conteúdo que aparecem no final de sites e blogs verdadeiros e entre as postagens de mídias sociais. Ou te encaminham para lojas falsas muito parecidas com a original, entre outras estratégias feitas com intuito de roubar dados bancários.
Esse tipo de ação infelizmente acontece diariamente, e o Facebook conseguiu mensurar financeiramente o último ataque dentro da sua plataforma em US$ 4 milhões. A melhor maneira de se proteger é seguir essas dicas de segurança:
• Nunca clique em anúncios dentro de sites ou redes sociais, por mais que pareça legítimo. Se está em busca de algo específico, procure diretamente no site oficial da empresa.
• Se está muito barato ou é um conteúdo duvidoso, não clique em hipótese alguma.
• O mesmo vale para e-mails marketing enviados por empresa. Por mais que seja uma estratégia comum do marketing digital, procure diretamente no site da loja e finalize sua compra com segurança.
• Crie um e-mail apenas para comprar online, não utilize o cadastro de mídias sociais ou e-mails utilizados para trabalho, entre outros. Por mais que seja mais trabalhoso cadastrar suas informações manualmente, é muito mais seguro e não devemos correr o risco por poucos minutos economizados.
• Sempre verifique os aplicativos que possuem acesso ao seu Facebook e outras redes sociais. Se algum parece estranho ou você não lembra de ter deixado o acesso livre, remova.
• Para fazer a remoção é só seguir em Configurações na Página Inicial (Menu de acesso) > Aplicativos e Sites > Depois selecione os que você quer remover e clique no botão remover que fica em cima da tabela.
Esse conteúdo e muitas outras dicas, você pode conferir no nosso Blog DM11 e na nossa página inicial em “Dicas de Segurança”.