Com o aumento de ataques virtuais, 60% das empresas chegaram à conclusão que o firewall legado é ineficiente em medidas de proteção, seja para data centers, softwares, serviços em nuvem ou aplicativos. A transformação digital exige responsabilidade e agilidade, por isso, as empresas tem buscado opções mais modernas, rápidas e até mesmo mais baratas.
A pesquisa foi divulgada através do relatório “Repensando Firewalls: Segurança e Agilidade para a Empresa Moderna”, feito pela empresa Ponemon, envolvendo mais de 500 colaboradores da área da segurança da informação nos Estados Unidos. Um dos motivos da expansão da segurança, é o crescimento do armazenamento em nuvem que não pode ser protegido por ferramentas tradicionais.
Segundo o estudo, alguns resultados chamaram a atenção e estão em destaque abaixo.
Firewall legado não funciona com Zero Trust
A metodologia do Zero Trust diz que ninguém é totalmente seguro em um ambiente de tecnologia da informação, e análises, varreduras e verificações constantes são necessárias. Como o firewall não possui uma supervisão efetiva que não venha do próprio desenvolvedor, ele não possui acordo com a metodologia descrita e atrapalha a aplicação da ferramenta em outros processos da empresa.
Firewall falharam nos últimos anos e deixou companhias expostas
Segundo a pesquisa, as tecnologias de segurança legadas falham em suas atualizações e acompanhamentos e deixam seus clientes, que geralmente são empresas, expostos a ataques e esses números vieram à tona com esse relatório. Mais de 50% dos responsáveis pelo setor em suas companhias acreditam que eles não protegeriam de fato os data centers em uma invasão e não possui conhecimento o suficiente para barrar violações atuais como ransomware.
A modernização do firewall deixa a desejar e sua manutenção é trabalhosa
As companhias disseram que o firewall atrapalha a modernização contra os ataques, sendo visto como uma vulnerabilidade para as empresas que optam por mantê-lo em seus sistemas. A solicitação de resolução de um problema ou atualização demora cerca de uma semana até um mês, com os ataques cada vez mais lapidados, é necessário que os sistemas de proteção deem resultado em horas e nunca em meses.
Resumidamente, com o crescimento dos dados e serviços em nuvem afim de manter uma empresa protegida e estabilizada, os firewalls não conseguem proteger esses locais e se tornam obsoletos, sendo considerados até mesmo um trabalho ou desnecessário pelos clientes. Empresas tem buscado a microssegmentação, capaz de oferecer segurança de maneira mais eficaz tanto em ambientes locais, como na nuvem.