A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) chegou e trouxe muitas mudanças dentro dos cenários de tecnologia, envolvendo o atendimento, finalização de compras, entre outros processos que necessitam dos dados dos usuários e uma nova forma de armazenamento deve ser feita, que proteja os clientes, não ocorra vazamento dessas informações e ocorra a exclusão quando um proprietário solicita, afinal, conforme a LGPD cita, os donos dos dados são os usuários e não mais as empresas.
O chatbot chegou em 2017 e virou tendência facilitando o atendimento virtual em 2019. Para que ocorra o atendimento das solicitações é necessário que as pessoas se identifiquem e enviem seus dados como e-mail, nome completo, CPF, entre outros. Porém, o armazenamento dessas informações é o que preocupa os responsáveis pela segurança das informações, já que o não cumprimento da lei pode acarretar em multas e penalidades graves para a instituição.
O primordial é passar na abordagem as informações de maneira transparente e sem grande burocracia, para que os usuários saibam onde seus dados serão armazenados e para qual finalidade. O acesso deve ser fácil, afinal os donos poderão solicitar exclusões, modificações e confirmações a qualquer momento conforme a LGPD determina.
O controle e acessos devem ser cuidados por profissionais capacitados, sendo um responsável pela programação e como a captação será feita e um para o armazenamento, onde deverá inserir credenciais, senhas para que não ocorra vazamento em ataques de malwares, principalmente do tipo ransomware, que criptografa todos os documentos e a empresa perde totalmente o controle sobre o seu banco de dados.
Para que o funcionamento do chatbot em sua empresa não seja comprometido, envie confirmações para os proprietários das informações, pedindo a assinatura virtual e ciência do contrato de prestação de serviços virtuais. É muito importante que as pessoas leiam a Política de Privacidade completa e não concorde com as determinações por pressa, afinal, os dados são seus bens mais valiosos e devemos ter mais cautela, como se estivéssemos cuidando do nosso dinheiro. Ninguém paga por algo sem ler ou saber do que se trata, siga a mesma norma com seus dados pessoais.
Embora os dados sejam dos usuários, é papel da empresa cuidar do armazenamento de maneira segura e confiável, seguindo normas e regras da LGPD, afim de evitar multas e garantir o sucesso de seus negócios, principalmente quando voltado para vendas em e-commerces. Caso ocorra algum vazamento ou ataque virtual mesmo com a organização seguindo todas as determinações, a ANPD deverá ser acionada e ter conhecimento sobre o caso, e esse órgão do governo instruirá quais medidas deverão ser tomadas para evitar danos, principalmente na parte de segurança da informação e marketing institucional.