Segundo um relatório feito pelo dfndr lab, local especializado em segurança digital da PSafe, mais de 5 bilhões de e-mails tiveram suas senhas expostas a ataques e na rede. A equipe contabilizou que 4 bilhões foram de usuários comuns e cerca de um bilhão são contas empresariais.
No caso dos e-mails pessoais, o perigo se dá pelo acesso as demais contas, ou seja, o hacker consegue entrar em e-commerces, bancos, entre outras organizações e ao fazer o requerimento de nova senha, faz compras ilegais, acessa informações bancárias e até mesmo consegue dados do usuário para roubo de identidade, como fotos de RG, entre outros documentos.
No caso das empresas, o perigo é ainda maior, já que o hacker pode efetuar compras, transferências pelo acesso da empresa e roubar dados de clientes, o que envolve a última sanção da LGPD e a empresa pode pagar multas de 50 milhões de reais e até mesmo fechar seus serviços por determinado período. Ou seja, um prejuízo imenso ao cofre da organização.
Lembrando que o invasor pode modificar os acessos do usuário, e com isso praticar o ransomware, pedindo um valor de resgaste através de chantagens para que o usuário possa obter novamente documentos importantes ou evitar o risco de expor dados bancários, fotos comprometedoras, entre outros arquivos pessoais intransferíveis.
Como atualmente todos os usuários possuem seus smartphones, a melhor maneira de garantir sua segurança é efetuar a verificação em duas etapas e solicitar o recebimento de uma mensagem de texto ou ligação caso a conta seja acessada de um outro dispositivo ou senha seja modificada. No caso de empresas, os serviços devem ser mais rigorosos mesmo que seja necessário um investimento.
Os serviços de tecnologia não são baratos, mas o roubo de dinheiro, dados da companhia, multas em razão da aplicação da LGPD, e posteriormente o marketing negativo de seus clientes são valores muito mais altos que não valem o risco de se manter exposto e não tomar as medidas necessárias. Para saber mais sobre como manter seus e-mails e acessos protegidos, entre em contato com um de nossos consultores.