Uma pesquisa feita pela empresa de antivírus Avast relatou que dois em cada cinco brasileiros já foram vítimas de phishing. O e-mail é a principal forma dos hackers aplicarem o golpe, sendo sites falsos, propagandas enganosas em redes sociais e mensagens de texto no celular outras manobras utilizadas para que os invasores alcancem o mesmo objetivo.
O Avast disse que mantém o sistema da empresa sempre atualizado e a procura de melhorias para atender as necessidades da população, porém, os invasores utilizam da ciência em comportamento humano para atingir as vítimas, demonstrando urgência com mensagens falsas como sendo de órgãos bancários ou ministérios de justiça, notícias muito boas como ganho de prêmios em dinheiro ou demonstrando fragilidade como se fosse uma organização não governamental.
Os usuários afirmaram para a pesquisa que tiveram que trocar as senhas de suas contas, cancelar cartões de crédito, e alguns até mesmo tiveram dados pessoais ou dinheiro furtados. A média desse golpe é um prejuízo de mais de mil reais por pessoa.
O perigo maior também deve à falta de comunicação das vítimas. Muitos não informam que foram vítimas de golpes, cerca de 30%. A razão da falta de transparência pelos usuários é não ter conhecimento que foram vítimas de um golpe, não saber onde informar e achar que os dados não serão relevantes e nenhuma atitude será tomada.
Os que relatam que foram vítimas de phishing expõem o caso para a Polícia, para a organização responsável pela segurança, como as empresas de antivírus, plataformas responsáveis pelo gerenciamento dos e-mails ou provedores do sistema operacional como Linux e Windows.