Mercado brasileiro de criptomoedas ganha código de autorregulação
O código virá acompanhado de um manual de boas práticas para o setor, e deve acabar com as fraudes que são recorrentes no mercado de criptos, como, por exemplo, esquemas ilegais de pirâmides. Safiri Felix, diretor-executivo da ABCripto, afirmou que a iniciativa dará “legitimidade e empuxo” ao segmento cada vez mais popular.
YouTube apaga mais de 51 milhões de vídeos usados em golpes
51 milhões de vídeos e 1,97 milhão de canais no YouTube foram retirados do ar apenas entre janeiro e março deste ano, devido a violações dos termos de uso da plataforma. O relatório publicado pelo Google pinta o panorama do alcance dos sistemas de moderação automática da rede, enquanto, também, exibe o tamanho do problema envolvido no uso das publicações, principalmente, para a prática de golpes.
Tentativas envolvendo fraudes financeiras, links para conteúdo malicioso, spam e outras representaram mais de 87% das remoções do primeiro trimestre , um total equivalente a mais de 44,8 milhões de vídeos. Em segundo lugar está o conteúdo sexual ou com nudez, que representou 8% das retiradas, com clipes que colocavam a segurança de crianças em terceiro, com 2,6%. Outros tipos de materiais, como aqueles promovendo discursos de ódio, cyberbullying, assédio ou em que usuários se passam por terceiros tiveram menos de 1% de detecção, na soma de bloqueios automáticos.
Pagamentos a hackers aumentam em 60%, buscando recuperar os dados roubados
Segundo o relatório da Coveware, empresa especializada na proteção e recuperação de ransomware, houve um aumento de 60% nos pagamentos feitos a hackers. O pagamento médio atual recebido pelos criminosos é de US$ 170 mil, um valor alto que corresponde ao índice de ataques de ransomware contra grandes corporações. Em alguns casos, eles podem chegar à casa dos milhões, de acordo com o tamanho da organização, enquanto golpes contra usuários comuns são voltados para a obtenção de alguns milhares de dólares. As companhias seguem sendo o alvo preferencial dos hackers, com as vítimas comuns sendo encaradas como dano colateral.
Sistema de reconhecimento facial é considerado ilegal por corte do País de Gales
Uma corte do País de Gales considerou ilegal o uso de sistemas automáticos de reconhecimento facial pela polícia de South Wales, em uma batalha judicial que vinha acontecendo desde meados de 2018. Agora, após ter inicialmente dispensado o processo, os juízes emitiram parecer positivo à disputa, afirmando que a utilização da tecnologia não cumpre regras básicas de privacidade e proteção de dados, além de não ter normas de utilização claras e constituir brechas nas leis de direitos humanos.
EUA monitora cidadãos secretamente com código escondido em apps, revela jornal
Enquanto acusa a China de espionar usuários de redes sociais, o governo dos EUA rastreia informações dos celulares de seus próprios cidadãos por meio de um código inserido em pelo menos 500 aplicativos, revela uma reportagem do renomado Wall Street Journal.
Segundo a publicação, a empresa Anomaly Six paga a desenvolvedores para inserirem um código de rastreio nos apps. Com isso, ela coleta informações anônimas dos celulares, que são vendidas ao governo do país norte-americano. A companhia não revela quais apps contêm seu código, e aparentemente nenhuma das aplicações em si informa sobre a parceria em seus termos de uso.