Indicação de conselheiros da ANPD gera apreensão sobre conflito de interesses
A participação de executivos de grandes empresas da internet nas listas tríplices que serão apresentadas ao presidente da República para a formação do Conselho Nacional da Proteção de Dados (CNPD) tem gerado preocupação por parte de entidades sobre possível conflito de interesses e falta de definição de critérios.
Na semana passada, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) liberou os nomes dos 122 indicados por associações de vários setores da sociedade civil, que formarão as listas tríplices a serem levadas ao presidente da República para compor o CNPD.
Novas vulnerabilidades no WhatsApp permitem hackear celular Android
Duas vulnerabilidades perigosas foram descobertas por especialistas da empresa de segurança Census Labs na versão do WhatsApp para Android. Sua exploração permite que alguém execute remotamente código malicioso no dispositivo e roube informações confidenciais. Os problemas afetam dispositivos que executam todas as versões do Android – até a 9 – e estão relacionados ao modo pelo qual o sistema operacional troca dados confidenciais com o armazenamento externo do dispositivo.
“Vulnerabilidades no WhatsApp podem roubar remotamente dados criptográficos do protocolo TLS para sessões TLS 1.3 e TLS 1.2. Com os segredos do TLS em mãos, conduzir um ataque MitM pode levar ao comprometimento das comunicações do WhatsApp, execução remota de código no dispositivo da vítima e roubo das chaves do protocolo Noise usadas para criptografia ponta a ponta”, explicaram os especialistas.
Malware ladrão de criptomoeda é distribuído por meio do Telegram
Pesquisadores de segurança descobriram recentemente um novo malware que rouba criptomoedas. Trata-se de um malware simples, mas eficaz, distribuído por meio de um canal do Telegram chamado Hack Boss, que existe desde novembro de 2018 e tem mais de 2.500 assinantes, de acordo com a equipe de pesquisas de ameaças da Avast. Nesse canal, os hackers publicam postagens promovendo aplicativos de hacking ou cracking, mas o que as pessoas obtêm quando baixam esses aplicativos é o HackBoss.
Como um hacker desbloqueou os iPhones de terroristas para o FBI
O iPhone usado por um dos atiradores que mataram 14 pessoas em San Bernardino, Califórnia, em dezembro de 2016, foi o centro de uma disputa judicial entre o FBI e a Apple: o processo do FBI era para que a empresa quebrasse a criptografia do telefone para que o FBI pudesse examiná-lo. O processo foi perdido mas o FBI conseguiu desbloquear o aparelho. Só agora se sabe que o trabalho foi feito por dois pesquisadores da Azimuth Security. O primeiro é o fundador da empresa e ex-pesquisador da IBM X-Force, o australiano de 41 anos e maratonista Mark Dowd
Dell Technologies anuncia início do processo de spin-off da VMware
A Dell anunciou ontem o planejado spin off da VMware, na qual tem uma participação de 81%. A transação na verdade resultará em duas empresas independentes, segundo a Dell “posicionadas para o crescimento na era dos dados”. A expectativa da empresa é de que a transação esteja concluída até o final do quarto trimestre de 2021. Após a conclusão da cisão, Michael Dell permanecerá como presidente e CEO da Dell e do conselho da VMware. Zane Rowe permanecerá como CEO interino da VMware e a diretoria da VMware permanecerá inalterada
Fonte: CISO ADVISOR