No Brasil, o Android tem um mercado disparado de consumidores, crescendo ainda mais com a chegada da marca chinesa Xiaomi, prometendo aparelhos de alto desempenho com um preço bem abaixo dos demais. A Samsung é a líder do mercado, com smartphones resistentes e com câmeras incríveis, garantindo a fidelidade de seus usuários mesmo com valores mais altos.
Em contrapartida, a Apple se tornou referência quando pensamos em status, aparelhos duradouros que valem o investimento (até mesmo para revenda, pois o valor dos smartphones não caem imensuravelmente como os aparelhos das outras marcas que são trocados quase que anualmente pelos seus clientes devido à queda de desempenho e baixo valor).
Essa semana foi lançamento do Iphone 12, e para avaliamos essa questão, o Iphone 6 lançado em 2014 ainda custa de mil a mil e oitocentos reais. O Iphone 12 chegará ao Brasil em razão do aumento do dólar na faixa de cinco mil e quinhentos reais em um modelo mais simples e sem os fones de ouvido e carregador. Mesmo assim, os apaixonados pela marca pagariam o valor que fosse preciso.
Além de ter toda uma desenvoltura em câmeras frontais e traseiras, ser quase inquebrável e rodando todos os aplicativos pesados como últimos jogos e mídias sociais sem travar, os Iphones também se destacam pela segurança.
Existem vírus em Iphones?
Os vírus em Iphones são extremamente raros, porém, podem aparecer. Mas se compararmos com o seu maior concorrente, o Android e respectivas marcas que utilizam dele como Samsung, Xiaomi, Motorola, LG, entre outras as falhas são bem menores. No Brasil, os ataques em mobiles cresceram em 2020, já que a maioria dos usuários possuem Android e baixam aplicativos crackeados de fontes nada seguras, pois os celulares permitem a instalação desses programas mesmo com antivírus. Essa ação não acontece no Iphone mesmo sem antivírus.
Outra razão da segurança da empresa da maçã ser maior é que como várias empresas utilizam o Android, ninguém de fato possui controle sobre o robozinho e com isso fica muito difícil solucionar os problemas de segurança, deixando as empresas sem uma saída a não ser aceitar e oferecer o melhor de acordo com seus aparelhos e aplicativos próprios da marca que vem inseridos na venda e não podem ser retirados do aparelho.
Como o Iphone só libera a instalação de aplicativos pela Apple Store, a única maneira de obter programas ilegalmente é operando o jailbreak. A maioria dos consumidores não tem conhecimento para essa manobra e pagam técnicos para efetuarem a operação, deixando seus aparelhos na mão de desconhecidos, e no melhor dos casos, com o smartphone totalmente vulnerável com seus donos excluindo programas padrões e instalando outros de fontes menos confiáveis.
O jailbreak nada mais é do que a “quebra” na estrutura de segurança que vem de fábrica, deixando o aparelho com uma performance igual do Android, ou seja, todos os aplicativos podem ser instalados sem uma supervisão da empresa, além de excluir os que vem de fábrica.
A empresa condena essa atitude e tem tomado medidas para que seus aparelhos mais novos como o Iphone 12 não possuam essa abertura para técnicos e outros profissionais efetuarem o jailbreak garantindo a proteção de seu aparelho, mesmo que venha sem o conforto de games com dinheiro infinito e tenham que pagar por assinaturas como Netflix e Spotify, que é na verdade, o correto para todos os cidadãos. Violar essas empresas é crime e utilizando desses programas estamos compactuando e também sendo vítimas de ataques.
Mesmo com todas as medidas de proteção oferecidas pela Apple, mantenha as etapas de segurança como backups diários, um bom antivírus instalado, não utilize redes wifi públicas e nem clique em links suspeitos. Com isso, a chance de obter um vírus em seu IOS é quase nula.
Como aumentar minha segurança usando Android?
Mesmo com uma segurança razoável, os smartphones que utilizam o sistema Android não deixam a desejar, inclusive, as marcas se importam mais em manter a segurança de seus usuários do que a Apple. Com aumento de investigações do FBI, o governo americano pediu para as fabricantes deixarem uma espécie de abertura de criptografia nesses aparelhos para casos de investigação de usuários e concluiu que os celulares com Android são mais difíceis de acessar.
A razão disso é que as empresas são internacionais e não dependem tanto do mercado americano como a Apple e por isso, garantem a segurança e privacidade de seus usuários, já que invasores podem se aproveitar dessas aberturas de criptografias.
Porém, falando de um usuário comum, o Android possui algumas falhas como download de programas no formato APK em sites comuns da internet, ou seja, são aplicativos falsos que não são inseridos nas lojas credenciadas e são feitos por programadores não certificados, geralmente com cracks como dinheiro infinito, entre outras regalias que o aplicativo original precisaria de dinheiro na loja da Play Store ou pagamento seguro com cartão de crédito, no caso de aplicativos de streaming como Spotify e Netflix.
Para garantir a segurança dos usuários do robozinho, é necessário a consciência humana de não utilizar programas falsos, já que os invasores podem colocar malwares dentro da programação e obter todos os acessos como senhas de cartão e de aplicativos bancários e em alguns casos até mesmo danificar o aparelho e ser difícil consertar posteriormente.
Download de aplicativos somente na loja oficial do Google, e as regras de segurança web se aplicam também para navegação de celulares, não clique em links de mídias sociais, e-mails e não baixe arquivos, fotos, vídeos enviados por WhatsApp de usuários desconhecidos ou sem uma explicação prévia de amigos e conhecidos.
Mantenha o antivírus sempre ativo assim como em seu computador! Muitos usuários ainda não têm ciência da importância de ter um antivírus também em seus smartphones.
Mas, afinal, qual é o melhor?
No quesito de segurança, podemos destacar que a Apple mantém seus aparelhos mais seguros, pensando exclusivamente em usuários comuns. No caso de criptografias, uma estratégia utilizada por invasores mais experientes e em momentos muito raros, o sistema Android saiu na frente.
Mas de maneira geral, tudo depende do modo que você utiliza seu smartphone. Assim como existem usuários fiéis de Windows e Linux, Iphone e Android também tem os seus. Afinal, um não é melhor que o outro, depende muito da necessidade, e do amor de cada um!